Hotéis de Charme: uma ótima opção de hospedagem




O que são hotéis de charme?


Em diversos países, inclusive no Brasil, existe uma opção de hospedagem quase sempre luxuosa, de charme insuperável: são castelos, sedes de fazendas, mosteiros e outros edifícios antigos, por vezes de grande valor histórico, transformados em hotéis ou “hospedarias”. Muitas vezes esses hotéis de charme ficam fora da zona urbana, mas há hospedarias históricas em localizações hiper centrais, como o Hostal de los Reyes Catolicos, antigo palácio de Fernando de Aragão e Isabel de Castela em plena praça principal de Santiago de Compostela.


Castelo medieval de Óbidos: um hotel de charme
O hotel pertence às Pousadas de Portugal


Cenários naturais de rara beleza, arquitetura
de época com decoração esmerada e boa cozinha
caracterizam a hospedagem de charme


Nos hotéis e pousadas de charmes, que de modo geral se situam em belos cenários naturais ou urbanos, encontra-se uma arquitetura de época bem conservada, decoração esmerada e culinária local de primeira linha. Em diversos deles há opções de lazer que os transformam em “resorts de charme” intimistas e muito especiais.
Grande parte desses hotéis e pousadas considerados como hospedagem de charme, sejam particulares ou de propriedade dos governos, são filiados a entidades que garantem seu padrão de qualidade e oferecem serviço de reserva.

Os hotéis e pousadas considerados como
hospedagem de charme são caros?


Hospedar-se em um castelo medieval ou em um estabelecimento luxuoso em um local de rara beleza pode não sair barato. Porém, se você viajar durante a baixa temporada e aproveitar promoções e descontos, os preços se tornam acessíveis. No fim das contas você pode conseguir descontos que superam os 50% ou mais do valor normal das diárias. Um bom exemplo são as Pousadas de Portugal. Se um dos cônjugues tiver mais de 55 anos, o casal consegue cerca de 40% de desconto no valor da diária, mesmo que já esteja se beneficiando de tarifas de baixa temporada. Assim, um hotel de charme cuja diária seja de 240 euros pode sair por 70 ou 80 euros apenas.

Hospedagem de charme no Brasil:
hotéis fazendas e outras opções

http://www.roteirosdecharme.com.br/
No Brasil a associação é integrada por mais de 50 opções de hospedagem de charme em diversos estados. Sedes de fazendas, edifícios coloniais e imperiais e mesmo construções recentes de grande charme em diversos pontos do Brasil: Rio Grande do Norte; Pernambuco; Alagoas; Bahia; Minas Gerais; Rio de Janeiro; São Paulo; Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul. Além dos estabelecimento integrados à associação há outros não filiados, em particular hotéis fazenda colmo os que existem em Babanal e em outras das chamadas cidades do fundo do Vale. Essas fazendas podem, sem dúvida ser consideradas como hospedagem de charme, tendo sedes que conservam móveis e decoração de época e aposentos bastante confortáveis.


Fazenda histórica em Bananal, transformada em hotel de charme