PRINCIPAIS ASSOCIAÇÕES DE HOTÉIS E POUSADAS DE CHARME



Europa: onde existem mais hotéis
e pousadas de charme no mundo

A Europa, com seus muitos séculos de história é o continente que oferece mais opções de hospedagem de charme, hotéis, pousadas e outros tipos de estabelecimentos. É realmente uma experiência única hospedar-se em um castelo medieval ou renascentista transformado em hotel de charme, com seus quartos e salões decorados suntuosamente. Evidentemente eses antigos castelos ou mosteiros foram devidamente reformados e dispões de todo o conforto moderno. Em todo o interior da França existem não apenas castelos e mansões senhoriais, como antigas fazendas, que viraram hotéis de charme. Alguns surpreendentemente não são caros, sobretudo se o preço de suas diárias forem comparados aos praticados em hotéis banais em Paris. Embora existam associações como os Relais et Chateaux, que reúnem um bom número de hotéis de charme, muitos são independentes.

Hotel de charme instalado em um chateaux
em Arc-Sur-Ciel, sul da França

As associações de hotéis e pousadas de charme na Europa

www.relaischateaux.com Relais & Châteaux: castelos, palacetes, mansões históricas e belos edifícios de construção recente. Quase sempre, um luxo. Existem em vários países do mundo (até no Brasil), mas sobretudo na França e no restante da Europa (Itália, Alemanha, Grécia, Holanda, Portugal etc) .

As associações hotéis e pousadas de charme na Espanha

www.parador.es Uma ótima opção de hospedagem, em toda a Espanha. Paradores espanhóis: de edifícios históricos luxuosos a estabelecimentos um pouco mais simples, sempre situados em cidades turísticas como Córdoba, Granada, Valencia, Madri, Barcelona, Ávila, Segóvia, Salamanca, Zaragoza, Toledo, Málaga, Burgos, Cáceres, La Coruña etc. Os hotéis pertencentes às Paradores oferecem exelente cozinha espanhola.

Hotéis e pousadas de charme em Portugal

www.pousadas.pt Uma ótima opção de hospedagem de charme em Portugal, as Pousadas de Portugal funcionam em castelos, mosteiros e conventos. A entidade opera também com uma pousada brasileira, em Salvador (BA), no Convento do Carmo. Em Portugal há pousadas em Lisboa, Évora, Viana do Castelo, Arraiolos, Bragança, Faros, Lagos, Setúbal, Óbidos etc. Apesar do nome "pousada" são na verdade hotéis luxuosos.


Hotel de charme instalado em um mosteiro medieval na cidade
de Guimarães em Portugal
O hotel pertence às Pousadas de Portugal


O interior do convento que virou hotel de
charme em Guimarães, norte de Portugal
O hotel pertence às Pousadas de Portugal


Hotéis e pousadas de charme na Itália

www.dimorestoriche.com Dimore Storiche: hotéis de charme instalados em residências históricas em toda a Itália (Lombardia, Vêneto, Toscana, Lácio, Sicília etc.).

Hotéis e pousadas de charme na Itália

www.abitarelastoria.it Estabelecimentos históricos (castelos, palácios, villas, fazendas, hotéis) para hospedagem em grande estilo. Há várias opções de hotéis e pousadas de charme na Toscana, Emilia Romagna, Lombardia, Umbria etc.

Hotéis e pousadas de charme nos Estados Unidos

www.historichotels.org Hospedagem de charme em hotéis históricos nos EUA. Há diversos deles em estados como Califórnia, Nova York, Massachusetts, Vermont, Louisiana, Colorado, Pensylvannia, Virginia etc.
Fonte: Manual do Turista